top of page

Neuropsicologia

Avaliação Neuropsicológica e Reabilitação Cognitiva

 

A Neuropsicologia Clínica do Adulto e do Idoso estuda a relação entre o Cérebro e as suas Funções Nervosas Superiores (a Atenção, a Memória, o Raciocínio Lógico, Abstrato e Aritmético, as Funções Visuo-Perceptivas e Executivas e alguns domínios da Linguagem, Leitura e Escrita) nos casos de suspeita de Disfunção e/ou Lesão Cerebral adquirida(s) que provocam alterações patológicas do foro Cognitivo, Comportamental e Funcional do doente. É um tipo de intervenção articulada com a família ou prestadores de cuidados do paciente tendo em consideração o seu contexto social e cultural. Este tipo de intervenção é comparável a um Exame Complementar/Auxiliar de Diagnóstico, podendo integrar-se na fase de diagnóstico de decisão terapêutica do médico assistente e, também, no acompanhamento dos casos diagnosticados com bom potencial de Reabilitação Cognitiva. É um tipo de intervenção útil e muito requerida, também, em processos Médico-Legais.

 

A Avaliação Neuropsicológica do Adulto e do Idoso – Procedimentos


A Avaliação Neuropsicológica ou Exame das Funções Nervosas Superior pode desenvolver-se em 2 ou 3 tempos de aproximadamente 45 minutos cada. Para além da Entrevista Clínica (Anamnese) com o doente e seus familiares/cuidadores/acompanhantes, constitui-se de provas Cognitivas e Funcionais na maioria dos casos muito simples mas que podem apresentar uma complexidade progressiva.

 

Para que este Exame decorra com objetividade e segurança, recomenda-se nas 24h anteriores ao mesmo:

 

  1. Repouso;

  2. Evitar situações causadoras de ansiedade ou stress;

  3. Cumprimento estrito das indicações do seu médico assistente relativamente à toma da medicação

 

No dia do Exame deve:

 

  1. Fazer as suas refeições habituais (não estar em jejum);

  2. Ter as próteses oculares (óculos) e/ou auditivas (aparelhos) se necessitar

  3. No caso de se sentir doente, indisposto ou com qualquer outro problema de saúde, não deverá comparecer nesse dia à Avaliação Neuropsicológica, devendo tentar remarcar o seu Exame o mais breve possível assim que se encontrar em condições de saúde adequadas.

bottom of page